sábado, 7 de julho de 2012

Jubileu de Diamante - Tradição ou Extravagância?

 Saudações a todos!

Muito se falou nesse junho passado sobre o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Não se falava tanto sobre a Família Real Britânica desde o último Casamento Real. Mas por que será que sempre que aparece um assunto sobre esse pessoal, isso vira notícia no mundo todo? Ora, além da Inglaterra ser uma das grandes potências do mundo, a sua Família Real é, talvez, a mais conhecida em todo o planeta dentre todas as Famílias reinantes. Não bastanto isso, a temática de reis e rainhas, príncipes e princesas, sempre tomaram conta do imaginário das pessoas. O que, curiosamente, não ocorre com o presidencialismo ou parlamentarismo de uma república. A Monarquia, por mais que não seja representada por enviados de Deus (como se acreditou em épocas passadas), tem o seu caráter mágico. Não por ter poderes excepcionais, mas por perpetuar-se na mente das pessoas através dos tempos.

A Rainha Elizabeth II é a razão principal de toda essa festa. Ela completou em 2012, sessenta anos de Reinado. Sessenta anos como Chefe de Estado britânica. Sessenta anos como representante de toda a população de seu Reino. A ideia dessa postagem é explicar meu ponto de vista sobre o assunto. Para alguns, toda a festança é válida, visto que homenageia a grande soberana, Mãe da Nação. Para outros, não seria necessária toda essa extravagância, assim como no Casamento Real e qualquer festividade que envolva essa Família.

 Pois bem, meus caros, antes de mais nada, é bem mais difícil explicar meu ponto de vista para um brasileiro que nasceu e se criou em um sistema republicano de governo. Desde 15 de novembro de 1889, o Brasil, através de um Golpe de Estado, abandonou sua forma monárquica de governo e adotou a república. Como monarquista convicto, tenho inúmeros argumentos para defender o quanto nós perdemos em fazer isso, argumentos esses que agora não convém comentar, mas que você, leitor, fique à vontade para perguntá-los nos comentários desta postagem. Fato é (e nada mais lógico e óbvio), que com a proclamação da república no Brasil, os golpistas tomaram uma série de atitudes a fim de descaracterizar qualquer tipo de vínculo entre os brasileiros e o sistema monárquico de governo, inclusive cortar os laços entre sociedade e Família Imperial. Para isso, nada mais fácil do que expulsar o último Imperador e toda sua Família do Brasil. Foi  o que aconteceu. Se a Monarquia no Brasil tivesse continuado, o Imperador D. Pedro II teria comemorado o Jubileu de Ouro no ano seguinte de sua deposição.
 Parte da decoração.

Se a república tomou à frente da Nação brasileira, é fácil perceber que ela não apoiaria uma história fundamentada na Monarquia. Foi difícil quase que excluir a tradição monárquica de nossa história, mas a república foi muito bem sucedida nisso. O que sabemos hoje e o que aprendemos nas escolas sobre o período do Brasil Imperial, é completamente deturpado. Os brasileiros têm a ideia de que Monarquia é atraso e República é progresso. Os argumentos contra a monarquia são sempre os mesmos, geralmente de uma mediocridade de pensamento atordoante. São poucos os que defendem a república frente à monarquia com bons argumentos.

A grande festa do Jubileu de Diamante em questão trouxe alguns protestos de ingleses que são contra o sistema monárquico de governo. Entretanto, enquanto milhares de pessoas, na verdade, mais de um milhão de ingleses foram às ruas para celebrar, o protesto anti-monarquia juntou grupos com dezenas de manifestantes. Veja o vídeo:

Outro argumento usualmente utilizado pelos que não vivem numa monarquia, é que "o Rei não é melhor do que os outros", ou "é só de enfeite, pois o Rei não governa!" São argumentos que nem deveriam ser utilizados, pois demonstram uma ignorância quanto a o que é o sistema Monárquico Parlamentar Constitucional de governo.

  Embarcação Real. Mais de mil embarcações navegaram
pelo Rio Tâmisa no dia das comemorações.

O papel da Rainha Elizabeth II é de extrema importância para a Nação. Ela, assim como D. Pedro II o foi no Brasil, é a representante máxima da Nação. É a sociedade no poder, pois ela é Chefe de Estado. No Brasil, ambos, Chefe de Estado e Chefe de Governo, os cargos mais importantes da Nação, é colocado em uma só pessoa, o presidente, dando-lhe poderes demais para alguém que é ideologicamente comprometido e, por isso mesmo, já não deveria ser posto para representar toda uma Nação.

 Mais decoração especial.

 O príncipe ou princesa é criado desde seu nascimento, aos olhos da Nação, para um dia ser seu representante mor. Não seríamos pegos de surpresa por um representante não preparado para o cargo, visto que desde tenra idade ele é preparado para assumir, um dia, tal função. Ou alguém duvida que o Príncipe William será um grande Rei? Nenhum presidente é preparado desde cedo para assumir tal cargo um dia.

 População orgulhosa e participando da festa.

 Bem, eu poderia escrever mais e mais aqui. Mas acho que a mensagem inicial proposta pela postagem já foi passada. Vi brasileiros criticando a extravagância da festa... os mesmos brasileiros que elegem políticos que cometem extravagâncias diariamente no nosso país e não reclamam. Extravagância é gastar bilhões com estádios de futebol para receber uma Copa do Mundo enquanto nossos hospitais e escolas estão caindo aos pedaços. Quando vejo um país como a Inglaterra, exemplo de organização, fico me perguntando o quão estúpidos são esses europeus que não entendem como uma república é muuuiito melhor do que uma monarquia! (Ironia) Será que devemos fazer uma cartilha para a Inglaterra e ensiná-los como se deve fazer política? Mais um dado que vale a pena: a Monarquia Britânica é a mais cara de todo o planeta, e ela custa aos ingleses vinte vezes (isso mesmo: 20 VEZES) MENOS, do que a presidência e a vice-presidência do Brasil custa aos brasileiros. (Clique aqui e saiba mais sobre esse dado)

Respondendo a pergunta do título desta postagem: TRADIÇÃO. 
Sem sombras de dúvidas e sem medo de errar: 
TRADIÇÃO!


Não deixem de assistir a esse vídeo logo abaixo. São seis minutos que mostram um pouco da emoção vivenciada pelos britânicos e a belíssima festa de encerramento das comemorações do Jubileu de Diamante. Isso, para os britânicos, está muito além de qualquer conquista esportiva. Isso é a ovação à própria História. Isso é um patriotismo de dar inveja a qualquer cidadão que não compactua com esse tipo de sentimento em seu próprio país, a não ser, quando se ganha uma Copa do Mundo de Futebol. Triste realidade.
 

3 comentários:

  1. Meu caro amigo,

    Me postaram esta raridade a respeito da Exposição sobre dom Pedro II (1966)com a presenca de sua Alteza Imperial Dom Luis. Espero que aprecie.

    http://www.orkut.com.br/Main#Main$CommMsgs?cmm=795788&tid=5760242797497997211

    Um grande abraco,
    Alexandre Lima - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex,

      grato pelo comentário e pela dica! Vou olhar sim.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Esse "God Save The Queen" é lindo demais!Pena que no vídeo há apenas o final, mas também há as outras tradicionais que aparecem como o hino de coroação "Zadok the Priest", e os patrióticos "I vow to thy my country" e "Land of Hope and Glory".Meu Deus como alguém pode rejeitar tal instituição como a Monarquia?Olha a união nacional que ela causa, a valor as tradições como você bem disse...eu espero que um dia cantemos hinos tão lindos quanto esses aqui no Brasil!

    ResponderExcluir