sábado, 24 de setembro de 2011

A Questão Christie e a Moral do Brasil no Império (Parte II)

Em 1862, um grupo de marinheiros embriagados estavam a fazer arruaças pelas ruas da capital do Brasil na época, o Rio de Janeiro. Acontece que esses marinheiros estavam à paisana e não eram brasileiros, mas ingleses. Os marinheiros foram presos, pois estavam a perturbar a ordem pública.

Outro incidente ocorrido, para agravar a situação diplomática entre os dois impérios (Brasil e Inglaterra), foi o naufrágio do navio inglês "Prince of Wales", na costa da província do Rio Grande do Sul, tendo sua carga sido perdida, talvez roubada.

Quando soube do ocorrido, o plenipotenciário inglês, William Dougal Christie, decidiu tomar suas atitudes. Exigiu do Imperador D. Pedro II pedidos de desculpas pelo fato ocorrido e uma indenização pela perda da carga do navio. O nosso Imperador, não concordando com a situação, negou-se a atender tais exigências, o que fez com que Christie tomasse atitudes mais drásticas, acirrando os ânimos de todos.

O aprisionamento de alguns navios mercantes brasileiros pelo subordinado da Rainha Vitória revoltou os brasileiros, e logo, na Baía de Guanabara, podiam ser vistas as naus britânicas apontando seus canhões para os passageiros das barcas de Niterói.

O povo sabia que a violência inglesa não era justa, e correram até o Paço da Cidade para encontrar o Imperador, que estava reunido com o Conselho de Estado. Milhares pediam a D. Pedro que não se demorassem as represálias às atitudes do embaixador inglês. Afinal, a honra do Brasil estava em jogo.

As palavras de D. Pedro II foram essas:
"- Calma, calma, senhores! Eu sou primeiro que tudo brasileiro, e como tal, mais do que ninguém, estou empenhado em manter ilesas a dignidade e a honra da Nação. E assim como confio no entusiasmo do meu povo, confie o povo em mim e no meu Governo, que vai proceder como as circunstâncias requerem, mas de modo que não seja ultrajado o nome de brasileiros, de que todos nos ufanamos. Onde sucumbirem a honra e a soberania da Nação, eu sucumbirei com elas. Confiem no meu Governo, e fiquem certos de que sem honra, não quero ser Imperador!"

O Imperador cercado pelas pessoas que desaprovavam
as atitudes do embaixador inglês.

Quadro: Estudo para a Questão Christie (1864)
de Victor Meirelles

O que fez D. Pedro II? O que aconteceu com a relação diplomática dos dois países? O Brasil cedeu às pressões da principal potência do planeta da época, e detentora da mais poderosa frota marítima? Aguardem a próxima postagem! :)

3 comentários:

  1. Putz Roger, desculpa o termo mas.... MUITO FODA, cheguei a sentir orgulho aki huahuauhauh o q nunca aconteceu em minha vida por este país mediocre!!!!

    Parabens mesmo!!!! isso era uma coisa pra ser posta a todo o Brasil, pelo menos pra se tornar conhecimento de todos!!!!!

    Parabens mesmo

    ResponderExcluir
  2. Caro Tronn,

    creio que se eu parasse de postar HOJE neste Blog, se eu o aposentasse, já teria valido a pena tê-lo criado! Seus comentários me enchem de alegria, principalmente este último!

    Mas melhor do que parar, é continuar tentando esclarecer sobre o sistema monárquico de governo e um pouco mais sobre nossa História.

    ResponderExcluir
  3. INGLATERRA é sempre exaltada nos livros do MEC,menos o Brasil,mas já descobri
    que os podres da Inglaterra são jogados pra debaixo do tapete.

    ResponderExcluir