sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma Rainha ou 11 Presidentes?

Caros leitores,

 hoje irei alertá-los, uma vez mais, para o fato da importância do cargo de Chefe de Estado estar separado do cargo de Chefe de Governo. (Se você não viu as outras postagens sobre isso, CLIQUE AQUI)

Lembro-lhes que um Chefe de Estado desempenharia com excelência sua função se, desde tenra idade, fosse educado para isso. É o caso dos Reis e Rainhas. Quando se cresce aos olhos da Nação e se vai, aos poucos, desenvolvendo habilidades para tal, não resta dúvida de que as chances de um Chefe de Estado agir de forma inconsequente são drasticamente diminuídas. Conhecer melhor seu país, os problemas (econômicos e sociais) que o aflinge, o seu povo, sua História... tudo isso é prioridade para o Príncipe que torna-se capaz de assumir o trono desde pouca idade.

A citar um exemplo brasileiro, D. Pedro II, que assumiu o cargo de Imperador entre seus 14 e 15 anos de idade. A Constituição brasileira na época teve que ser alterada para não se passar por cima de lei, respeitando assim os princípios democráticos então vigentes. O mais curioso é que o grupo que tomou a iniciativa de antecipar a maioridade de Pedro de Alcântara, para que ele pudesse assumir, não agiu corretamente nas chamadas Eleições do Cacete, obrigando o jovem Imperador do Brasil a destituí-los de seus cargos e convidar a oposição para assumir. Ora, não importa se os chamados liberais ajudaram na maioridade antecipada de D. Pedro II, um Imperador não governa pelos seus interesses, e sim pelos interesses da Nação. É a prova de que quando se é educado para tal fim, as chances de se "construir" alguém incapacitado para exercer tal função, é pequena.

Vamos ao exemplo da Monarquia mais conhecida atualmente: O Reino Unido.

A Rainha Elisabeth II já ocupa a Chefia do Estado há quase 60 anos, e ela, por estar há tanto tempo no cargo, é a pessoa mais indicada a representar o povo britânico. Até hoje, para as decisões importantes serem tomadas no Reino, principalmente no que diz respeito à saúde, educação e mesmo política, assuntos que dizem respeito diretamente ao povo, devem antes passar pela experiência e conhecimento da Rainha.

Afinal, para ocupar a Chefia de Estado da Grã-Bretanha quem seria melhor? A Rainha ou onze diferentes presidentes? (A comparação também serve ao Brasil, visto que D. Pedro II ocupou o cardo de Imperador por 49 anos e saiu quando foi destronado num golpe contra a Constituição)

→ Onze homens (Presidentes dos EUA) x Uma Rainha
Quem conhece melhor seu povo?

A Rainha e Barack Obama

A Rainha e George W. Bush

A Rainha e Bill Clinton

A Rainha e George Bush (pai)

A Rainha e Ronald Reagan

A Rainha e Jimmy Carter

A Rainha e Gerald Ford

A Rainha e Richard Nixon

 A Rainha e John Kennedy

 A Rainha e Dwight Eisenhower

A Rainha e Harry Truman

5 comentários:

  1. Um fato curioso da foto da rainha com o então presidente Ronald Reagan. Durante uma visita da rainha aos Estados Unidos, ela se irritou com os constantes temporais que a acompanhava durante a sua visita a sempre ensolarada Califórnia, então durante o jantar (foto), ela comentou: Eu sabia que tínhamos exportado muita das nossas tradições para os Estados Unidos, mas não sabia que o tempo era uma delas, o que provocou um acesso de riso do então presidente americano.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Com certeza ela conhece bem melhor que os 11 presidentes... isso aí nem pode se por em questão!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Magnos,

    Não sabia deste detalhe! Fato curioso, hehehe. Mais legal é saber que uma foto eternizou uma piada a là ingleses... hehehe Obrigado pelo comentário!

    ---------------

    Caro Anderson,

    Imagina então um Chefe de Estado no Brasil que, além de crescer sendo educado para exercer o cargo, não teria "prazo de validade" e seria como um sentinela do povo, com o seu (nosso) Poder Moderador??

    ResponderExcluir
  4. Embora eu seja adepta e defensora da República e democracia, não posso deixar de elogiar sua visão e os argumentos que usa para refutar o nosso utópico e falho sistema de governo.
    Mas o que me chama mais atenção no teu post é a vitalidade da Rainha. Todo mundo morre e ela fica. Risos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera,

    antes de mais nada, obrigado pela visita e pelo comentário. Seja sempre bem vinda.

    Não sou adepto nem defensor da República, mas com certeza o sou da democracia! Muitas pessoas cometem o erro de associar República à democracia ou mesmo Monarquia ao que não é democrático. Mas basta um pensar um pouco mais que perceberemos que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ora, das 10 maiores economias do mundo, 8 são Monarquias Parlamentares. Ou vamos pensar que Inglaterra, Dinamarca, Japão, Canadá, dentre outros, não são democráticos?

    E o que dizer de Repúblicas como Cuba, Coréia do Norte, Egito, etc...? São democráticas?

    Obrigado pelo elogio e apareça sempre por aqui.

    Ah... se me permite, tenho uma pergunta para você, pois me deixou curioso:

    Se você simpatizou com a minha visão e argumentos, e chama o sistema que você é adepta e defende de "utópico e falho"... não sente vontade de entender a Monarquia como uma nova opção?

    ResponderExcluir