sábado, 7 de maio de 2011

A Família Imperial - Sucessão

 Coroa de D. Pedro II
Caros leitores, a partir de hoje, este Blog começa com uma série de postagens que terão por objetivo apresentar-lhes a Família Imperial Brasileira. Após esta postagem, surgirão algumas outras que focarão na apresentação dos herdeiros diretos ao Trono Brasileiro, a começar por S.A.I.R. (Sua Alteza Imperial e Real) D. Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil.

A Família Imperial do Brasil possui mais de 1.300 anos de história e a sua origem remota aos tempos do Império Franco, quando a dinastia carolíngia imperava.

Com o passar dos séculos, a importância e o poder dos antepassados da Família Imperial cresceram, graças a guerras e casamentos dinásticos, tendo alcançado o trono de diversos países, inclusive Portugal, França, Luxemburgo e Espanha.

A ordem de sucessão é a ordem de sequência dos membros da Família Imperial em que se encontram em relação ao trono. A sucessão do Trono Brasileiro foi determinada pelos Artigos 116 ao 120 da Constituição Imperial de 1824, que declarava:

Art. 116. O Senhor D. Pedro I, por unânime aclamação dos povos, atual Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo, imperará sempre no Brasil.
Art. 117. Sua descendência legítima sucederá ao trono, segundo a ordem regular da primogenitura e representação, preferindo sempre a linha anterior às posteriores; na mesma linha, o grau mais próximo ao mais remoto; no mesmo grau, o sexo masculino ao feminino; no mesmo sexo, a pessoa mais velha à mais moça.
Art. 118. Extintas as linhas dos descendentes legítimos do Senhor D. Pedro I, ainda em vida de seu último descendente, e durante o seu Império, escolherá a Assembléia Geral a nova dinastia.
Art. 119. Nenhum estrangeiro poderá suceder na Coroa do Império do Brasil. 

Desta maneira, desde 1822, o trono passou de Dom Pedro I, para o seu filho Dom Pedro II e após o fim do Império em 1889, hipoteticamente para a Princesa Imperial, Dona Isabel, após esta para o seu neto mais velho, Dom Pedro Henrique e atualmente, encontra-se na pessoa de Dom Luiz de Orleans e Bragança. Detalhe para a estabilidade política que tal sucessão proporciona. Ao invés de mais de 45 chefes de Estado republicanos, teríamos tido, depois de D. Pedro II, apenas 03 (isso mesmo, três) chefes de Estado.
Esperem a próxima postagem!
Fonte:  http://www.causaimperial.org.br

Sucessão da Casa Imperial Brasileira.

9 comentários:

  1. Hum..... Bacana Roger.... Disso aí eu já sabia!!!! Em conversas extras!!!!!! hehehehehe

    Mas to curioso pelo resto!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Caro Tronn!

    Em breve sua curiosidade será sanada! :)

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Caro Tronn,

    espero que sua curiosidade seja saciada logo! Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Rodrigo,
    a MONARQUIA é com toda certeza a solução para um país em crise republicana como o Brasil. Após 36 presidentes, em mais de 100 anos no poder, o sistema republicano consegue ainda alienar o povo através da mídia controlada por ela.
    Visite nossa página no facebook (monarquia do Brasil) para maiores informações sobre a volta da nossa monarquia e resgate dos nossos valores. Juntos somos mais forte!

    "Monarquia do Brasil" no facebook.

    ResponderExcluir
  5. viva barsil viva monarca eu vou conseguir tenho certeza eu vira rei do brasil eu preciso ajuda pobre eu amo povo brasileiro

    obrigado ? brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o senhor conseguir escrever uma frase com coerência, talvez eu consiga respondê-lo adequadamente.

      Excluir
  6. caro Rodrigo, como podemos ajudar esse movimento a se espandir, para que o povo Brasileiro se concientise de que a monarquia é a melhor opção? ou melhor a unica , desde de já agradeço e espero sua resposta

    ResponderExcluir
  7. Eu votei pela restauração da monarquia! Contem comigo para essa causa.

    ResponderExcluir